Qual o impacto do coronavírus na construção civil?

Afinal, o período de quarentena e isolamento social fez com que inúmeras empresas adotassem, por exemplo, o método de home office. No caso da construção civil, esse mecanismo não funciona, mas o trabalho também não pode ficar parado, certo? Ao mesmo tempo, é necessário pensar na segurança e saúde de quem está em um canteiro, por exemplo.

Que tal, então, se aprofundar um pouco mais no impacto do coronavírus na construção civil brasileira? Continue a leitura deste artigo para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Qual é o panorama atual do coronavírus no Brasil e no mundo?

No dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do COVID-19, mais conhecido como novo coronavírus. Isso tudo por conta do aumento significativo de casos e a disseminação global da doença. No início de abril, foram divulgadas mais de 50 mil mortes em todo o mundo, com a Europa sendo o continente mais impactado.

No Brasil, já são mais de 13 mil casos confirmados e quase 700 mortes por conta do coronavírus. Uma forma utilizada para reduzir a expansão do vírus é o isolamento social, o que impacta diretamente o mercado de trabalho. O período conhecido como quarentena acabará, assim, fazendo com que muitas áreas sejam afetadas sem a possibilidade de trabalho.

Qual é a relação entre o setor da construção civil e o coronavírus?

Uma que deve se manter a todo vapor é, sem dúvida, a construção civil. Afinal, a construção de hospitais, prontos-socorros e outras obras públicas é fundamental para o funcionamento da sociedade, especialmente em momentos de crise. Portanto, muitos profissionais podem continuar exercendo suas funções para contribuir no combate ao COVID-19.

Mesmo assim, o cenário não é tão positivo, especialmente ao compararmos com o que aconteceu na China, local de origem do coronavírus. No país asiático, o impacto foi calculado na casa dos 43 trilhões de dólares, um duro golpe para o segmento. Além disso, a importação também sofre grande impacto por conta da redução na produção, por exemplo, de itens como o PVC.

Por mais impactante que seja nos mais diferentes setores, é importante entender que, assim como outras pandemia, a crise causada pelo coronavírus pode ser enfrentada. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e de outras organizações, a tendência é que esse período seja superado da melhor maneira possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *